Business is booming.

- Advertisement -

Interpretação do Texto – Proclamação da República

- Advertisement -

0 19
Interpretação do Texto - Proclamação da República 1
Esse texto demonstra muito bem que a proclamação da República não foi uma reivindicação das massas, mas um golpe de Estado.
Importante mostrar para as crianças que a Monarquia não é incompatível com democracia, sendo que hoje em dia algumas das maiores democracias do mundo são monarquias e algumas das maiores ditaduras adotam o sistema presidencialista.
Há uma falha no sistema educacional que deve ser preenchida pelo professor, justamente quanto ao significado da monarquia e a compatibilidade desse com a democracia, uma vez que durante muitos anos se ensinou que esse regime é autoritário e cruel.
Essa atividade se constitui de um texto e de uma série de atividades com o fim de fazer as crianças interpretarem o texto, principalmente com relação a substantivos próprios (nomes de pessoas, lugares), uso da letra maiúscula, nomes de vultos históricos e coisas do tipo.

- Advertisement -

Trata-se de uma atividade que trabalhará diversas disciplinas, mais especificamente Português e História.
Cabe ao professor orientar e educar que tanto o Império, quanto a República são formas legítimas e democráticas de governo, dependendo do perfil autoritário, ou democrático, de quem ocupa o posto de chefe do Executivo, dos legisladores e, ainda e principalmente, como vivemos em uma República, em quem as pessoas votam.
Oportunidade para quebrar algumas posturas lamurientas como que todo político é corrupto, uma vez que quem vota é o povo.
Incentivar os alunos a conversar sobre compras de votos, armações de políticos corruptos para se elegerem e formar uma consciência cidadã nos alunos, aproveitando, ainda, se o ano em que a atividade for proposta, for ano de  eleições.

Link para a atividade:

texto proclamação da república com atividades 2

- Advertisement -

- Advertisement -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.